Dormir pouco Diminui o Tempo de Vida?

Dormir pouco diminui o tempo de Vida?

Seguindo a série onde abordamos a qualidade do sono, hoje vamos falar a respeito dos malefícios de dormir pouco. Como isso pode afetar a saúde e encurtar a nossa vida. A cada nova pesquisa se confirma a tese de que são necessárias em média oito horas de sono para o corpo se recuperar das atividades do dia anterior. Dormindo menos que esse tempo, aos poucos um déficit de qualidade de sono e de vida começa a se instaurar na pessoa.


Dormir pouco diminui o tempo de Vida?


Quais são os principais malefícios

Ao longo de toda uma vida dormir pouco pode afetar a memória, a criatividade, produtividade, estabilidade emocional e a saúde física. Além disso, pode provocar riscos para quem trabalha como motorista por exemplo.  No corpo humano o efeito de pouco sono pode afetar: coração, pulmões, rins, alterar o apetite, desequilibrar o metabolismo e o controle de peso. Sem contar que o sistema imunológico, que realiza a defesa do nosso organismo, perde resistência a doenças, sensibilidade à dor, faz você perder os reflexos, humor e funções cerebrais.



Pricipais malefícios de Dormir Pouco



Outros transtornos ocasionados pela má qualidade do sono

O sono ruim é fator de risco para depressão e abuso de substâncias, principalmente com pessoas com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Ocorre da seguinte forma: quando a pessoa sofre um grande trauma, muitas vezes ao dormir acaba revivendo o trauma em forma de pesadelo, pois o cérebro fica em um estado elevado de vigilância. Nestes casos um tratamento especializado é recomendado. Um exemplo desses transtornos (TEPT) são os veteranos de guerra que jamais se esquecem dos traumas que viveram no campo de batalha.



 transtornos ocasionados pela má qualidade do sono



Aumento de peso

A lógica é simples, quanto menos você dorme, mais fica acordado e mais tempo para comer e beber você tem. Além disso, o metabolismo reduz quando o ritmo cardíaco e o sono são interrompidos. Nesses casos, se não houver um aumento de exercícios ou uma redução na ingestão calórica, isso poderá representar de 4,5 quilos a mais em um ano.



Dormir mal pode ocasionar aumento de Peso



Qualidade de vida é fundamental

Durma bem, mas não durma demais. Faça do seu dia um período para produzir e use o tempo que você tem para descansar repondo as suas energias. Para isso, procure praticar esportes e tenha uma alimentação balanceada. Seguindo esse roteiro, certamente você ficará com saúde por muito mais tempo.

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